NOTÍCIAS

Pacto da Bonsucesso está na última fase do PNAT 2017 - 18/08/2017


 PACTO FIV BONS da Bonsucesso - Nelore Zan classificou-se no TDEA (Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar). Essa avaliação determinou os touros que participarão da 3ª fase e última etapa do 8º PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens), que será durante a ExpoGenética 2017. A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) divulgou o resultado do TDEA no fim da tarde desta quinta-feira (17/08). 
 
O TDEA (Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar) foi introduzido no processo de avaliação do PNAT 2017. O teste ocorreu entre os meses de maio e agosto, na FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba/MG). Segundo Michel Caro, proprietário da Bonsucesso - Nelore Zan, o TDEA concluído, os garrotes são submetidos a avaliação andrológica, congelamento e industrialização de sêmen. 89 touros jovens de todo o país participaram dessa fase. 
 
Processo de seleção
Os 44 garrotes classificados na 2ª fase do PNAT seguirão para a ExpoGenética, onde participarão da 3ª e última etapa do PNAT. Nessa oportunidade, três comissões irão avaliar o biótipo e as caracterizações raciais dos candidatos, são elas: comissão de criadores participantes do PMGZ e de técnicos de ciências agrárias; comissão de técnicos da ABCZ presentes na ExpoGenética; comissão de técnicos das centrais de inseminação artificial participantes do PNAT. 
 
Caro acrescenta que os vencedores da 3ª etapa PNAT irão participar do teste de progênies da ABCZ/PMGZ e nessa finalidade, serão coletadas e congeladas em centrais pelo menos 600 doses de sêmen, que serão distribuídas para os rebanhos colaboradores - criadores ligados à ABCZ que participam do PMGZ.
 
Números PNAT
Nas sete primeiras edições, a ABCZ partiu de um banco de dados de 790.015 touros jovens com idade entre 18 e 30 meses. Desses, 480 participaram da ExpoGenética, 119 foram selecionados e 92 já congelaram e tiveram suas doses distribuídas para 498 diferentes criatórios de 22 estados.
 
Segundo a ABCZ, as sete primeiras edições do PNAT também já renderam mais de 120 mil inseminações. 
 
ExpoGenética 2017
O evento será entre os dias 19 a 27 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG). A Bonsucesso estará no pavilhão 23 para apresentar as principais matrizes, reprodutores e progênies do plantel. Além disso, a fazenda venderá alguns dos exemplares expostos no “Leilão TOP CEN” e “3º Leilão Noite Nacional Matrizes Premium”. 
 
 
 
 





Desenvolvimento Curiô design!